appacdmviseu.pt
  • Noticias
  • Instituição
    • Apresentação
    • Órgãos Sociais
    • Missão, Visão, Valores, Princípios, Estratégia, Políticas
    • Organograma
    • Contratação Pública
    • Certificações e Prémios
    • ATA N.º 1 DE 01/12/1976
  • Respostas Sociais
    • Lar Residencial
    • Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
    • Residência de Autonomização e Inclusão
    • Centro de Recursos para Inclusão
    • Formação Profissional
    • Centro de Recursos Local
    • Centro Incorpora
  • Projetos
  • Faça parte da nossa equipa
  • Apoiar a APPACDM
    • Associados
    • Mecenas
    • Arrendamento de Espaços
    • Artigos para venda
  • Documentos
  • Ementas
  • Redes Sociais
    • Instagram
    • Facebook
    • Youtube
  • Webmail
  • Pesquisar
  • Arquivo
  • Contactos
  • Noticias
  • Instituição
    • Apresentação
    • Órgãos Sociais
    • Missão, Visão, Valores, Princípios, Estratégia, Políticas
    • Organograma
    • Contratação Pública
    • Certificações e Prémios
    • ATA N.º 1 DE 01/12/1976
  • Respostas Sociais
    • Lar Residencial
    • Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
    • Residência de Autonomização e Inclusão
    • Centro de Recursos para Inclusão
    • Formação Profissional
    • Centro de Recursos Local
    • Centro Incorpora
  • Projetos
  • Faça parte da nossa equipa
  • Apoiar a APPACDM
    • Associados
    • Mecenas
    • Arrendamento de Espaços
    • Artigos para venda
  • Documentos
  • Ementas
  • Redes Sociais
    • Instagram
    • Facebook
    • Youtube
  • Webmail
  • Pesquisar
  • Arquivo
  • Contactos

CRI - Grupo de Competências Pessoais e Sociais

24/6/2019

Comments

 
O grupo de competências pessoais e sociais surgiu pela necessidade de responder a desafios de participação de alunos da Escola Dr. Azeredo Perdigão, no âmbito do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).
Pelas dificuldades que revelavam no relacionamento com os pares, família e professores, foram idealizadas atividades para promoção do seu sucesso nos vários contextos (escola, casa, comunidade…). Todos os alunos demonstravam fracas vivências e considerou-se pertinente proporcionar-lhes experiências diferentes, fora da sua zona de conforto para ao mesmo tempo promover as suas competências e encontrarem estratégias adaptativas para melhor responderem aos vários desafios.
Foram realizadas atividades em contexto escolar para treino de atividades de vida diária como pôr a mesa, fazer a cama, fazer o lanche, até atividades com elevado grau de autonomia e socialização como realizar compras em superfícies comerciais e ida a cinema.
O grupo revelou uma evolução bastante positiva evidenciando melhorias o nível do seu desenvolvimento pessoal e social (comunicação interpessoal verbal e não-verbal; autonomia; identificar e resolver problemas sociais; identificar e resolver dificuldades nas ocupações significativas do dia-a-dia; gerir conflitos; e um comportamento assertivo).
Este tipo de trabalho realizado é importante para levar ao expoente máximo as competências dos alunos e torna-los o mais funcionais e autónomos possíveis no exercício do seu papel ativo na sociedade. Pelas palavras de Albert Einstein, "todos são génios. Mas, se julgarem um peixe pela sua capacidade de subir a uma árvore, ele vai passar toda a sua vida a acreditar que é um idiota".

Comments
APPACDM de Viseu - NIF 504646923 - NISS 20008599818 - ONG 139/2016
​ Missão: Incluir a Pessoa na Sua Diversidade
Visão: Ser referência na inclusão da pessoa com deficiência e outros públicos em situação de risco
Sugestões, Elogios e Reclamações (sistema interno)
Livro de Reclamações Eletrónico
Canal de Denúncias