Pelas dificuldades que revelavam no relacionamento com os pares, família e professores, foram idealizadas atividades para promoção do seu sucesso nos vários contextos (escola, casa, comunidade…). Todos os alunos demonstravam fracas vivências e considerou-se pertinente proporcionar-lhes experiências diferentes, fora da sua zona de conforto para ao mesmo tempo promover as suas competências e encontrarem estratégias adaptativas para melhor responderem aos vários desafios.
Foram realizadas atividades em contexto escolar para treino de atividades de vida diária como pôr a mesa, fazer a cama, fazer o lanche, até atividades com elevado grau de autonomia e socialização como realizar compras em superfícies comerciais e ida a cinema.
O grupo revelou uma evolução bastante positiva evidenciando melhorias o nível do seu desenvolvimento pessoal e social (comunicação interpessoal verbal e não-verbal; autonomia; identificar e resolver problemas sociais; identificar e resolver dificuldades nas ocupações significativas do dia-a-dia; gerir conflitos; e um comportamento assertivo).
Este tipo de trabalho realizado é importante para levar ao expoente máximo as competências dos alunos e torna-los o mais funcionais e autónomos possíveis no exercício do seu papel ativo na sociedade. Pelas palavras de Albert Einstein, "todos são génios. Mas, se julgarem um peixe pela sua capacidade de subir a uma árvore, ele vai passar toda a sua vida a acreditar que é um idiota".