No próximo dia 29 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Dança e o Estabelecimento Internato Dr. Victor Fontes irá assinalar essa data com diversas atividades de dança promovidas pela Associação Enérgica orientadas pela diretora artística Mónica Baptista. No final do dia irá decorrer uma performance promovida pelos alunos do Alidanças que será aberta a toda a comunidade e famíliares, encerrando com um lanche partilhado.E hoje no Estabelecimento Internato Dr. Victor Fontes tivemos uma manhã com música clássica, pois decorreu um concerto pedagógico no âmbito do Festival Internacional de Música da Primavera. O nosso muito obrigado ao Conservatório de Música de Viseu por este magnífico momento!No próximo dia 27 de Maio, o Estabelecimento de Santa Comba Dão irá realizar uma noite temática 'Noite Africana', à semelhança da 'Noite Árabe'. Haverá comidas típicas, danças e muita animação.
Reserve já o seu lugar (lotação limitada). Mais informações em breve. Hoje o Estabelecimento de Santa Comba Dão celebrou o 'Dia do Beijo'. Alguns clientes juntamente com o animador sociocultural e as monitoras passearam pelas ruas do centro de Santa Comba Dão a distribuir beijinhos pela população. Uma atividade de inclusão que proporcionou momentos de alegria. O Estabelecimento de Santa Comba Dão juntou-se mais uma vez à campanha "Laço Azul" que assinala o mês de Abril, como o 'mês da prevenção dos maus tratos na infância'. "A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Comba Dão, com o apoio da Câmara Municipal, associa-se à "Campanha Laço Azul - Prevenção dos Maus Tratos na Infância", a decorrer ao longo do mês de abril. Neste âmbito, ao longo do mês de abril serão colocados laços azuis gigantes e distribuídos pequenos laços de lapela e marcadores de livros com a história do laço azul pelas escolas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outros locais públicos." Integrou mais um grupo de formandos no DFIP da APPACDM. Que esta nova etapa de vida destes jovens seja o início de novos desafios e sucessos nas suas vidas pessoais e profissionais, Para eles deixamos aqui umas palavras de incentivo. " Bem vindos/as porque chegaram. Estão aqui! Estarão connosco o tempo que for necessário, o tempo que precisarem para continuar o vosso caminho. bem vindos/as porque são importantes, porque têm valor. Estão aqui para partilhar, para dar e receber. Passo a passo, dia após dia sentirão força, ânimo para continuar, para serem mais! Mesmo que a dúvida chegue, que a dor e a dificuldade falem mais alto, há um braço estendido com uma mão aberta para vos dizer - Eu ajudo-te! Bem vindos/as à nossa casa, aos nossos corações, ao vosso presente que continua Agora!" Silvia Simões APPACDM Viseu No passado dia 9 de Abril, alguns clientes do Estabelecimento de Santa Comba Dão participaram numa peça de teatro "Diferenças e Indiferenças" que se realizou no Largo do Município de Santa Comba Dão. O Estabelecimento de Santa Comba Dão participou mais uma vez na Mostra de Broinhas de Santa Columba. O evento realiza-se hoje e amanhã. Apareçam e contribuam. O atelier de agricultura realizado no Estabelecimento de Santa Comba Dão tem sido uma atividade enriquecedora na ocupação dos nossos clientes.
Ontem o Estabelecimento de Santa Comba Dão assinalou o dia da Atividade Física com um circuito de exercícios físicos realizados com todos os clientes presentes. Clique aqui para editarA Campanha “Discriminação é Falta de Educação” promovida pela EAPN Portugal/Rede Europeia Anti Pobreza, tem como objetivo desmistificar um plural – “os ciganos” – supostamente representativo de uma entidade coletiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar um todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de preconceitos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências.
Esta Campanha dá-nos a conhecer os muitos singulares do plural “ciganos”, procurando sensibilizar os cidadãos para o combate à discriminização. Um combate centrado no questionamento de estereótipos que nos interpele a todos para conhecer antes de discriminar negativamente e, assim, desconstruir mitos num esforço coletivo de co- responsabilidade – para a indispensável convivência de todas as diferenças. Sabemos que prevalecem na sociedade portuguesa discursos que legitimam o desenvolvimento de atitudes de discriminação face a estas comunidades, talvez o maior entrave à sua inclusão. Para a EAPN Portugal, o combate à discriminação passa necessariamente por uma intervenção que promova a informação e o conhecimento dos cidadãos sobre estas comunidades, pois a sua ausência contribui, consequentemente, para o desenvolvimento e o agravamento de estereótipos e preconceitos. Neste sentido, o nosso objetivo é continuar a apostar em ações de sensibilização direcionadas para a sociedade em geral no sentido de promover o desenvolvimento de uma cultura de participação e de solidariedade de forma a reconhecer e a compreender estes cidadãos, assim como as suas necessidades e especificidades culturais. Este trabalho de sensibilização e de informação é fundamental para a coesão social e a promoção da dignidade de todos os seres humanos, ultrapassando também o sentimento de desconfiança e de receio que existe por parte dos vários cidadãos. Esta Campanha pretende também assinalar o Dia Internacional do Cigano, que se comemora no dia 8 de abril. Mais informações em www.eapn.pt No passado dia 21 de Março o estabelecimento de Santa Comba Dão assinalou o dia com alguns jogos tradicionais realizados durante a tarde, d emodo a comemorar o equinócio da Primavera. Foi uma tarde muito animada. O Estabelecimento de Santa Comba Dão comemorou mais uma vez este dia. Realizamos peças em forma de puzzle por significar a complexidade da doença. A cor azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino. Realizamos ainda uma exposição de balões de várias cores no exterior da instituição que simbolizam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à consciencialização da sociedade em geral. Os clientes realizaram peças decorativas alusivas ao tema. No domingo de Páscoa receberam a visita Pascal. |