O Estabelecimento Dr. Victor Fontes recebeu uma doação de um grupo de alunos do curso de Engenharia Ambiental do Instituto Politécnico de Viseu, que nos quiseram doar o valor por estes angariado para o desfile académico, que acabou por não se realizar devido à pandemia. Desta forma, escolheram o nosso estabelecimento para averiguar quais as nossas necessidades e investir em bens de uso direto por parte dos clientes. Foram então adquiridos materiais, como puffs e material de estimulação para a sala de bem estar da unidade de CACI interno e material lúdico de pintura, a pedido dos clientes de lar, para estes usufruírem durante os seus tempos livres. O nosso muito obrigado a este grupo de estudantes por este gesto tão nobre, que nos faz pensar que, cada vez há mais jovens sensíveis e despertos para uma participação social que deve ser mais solidária e preocupada com todos os que coexistem na mesma comunidade! Costumamos dizer que os amigos são os que estão ao nosso lado nos momentos difíceis e a Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Viseu pode bem congratular-se de ter amigos muito especiais que mesmo nestes tempos de pandemia, mesmo sem podermos organizar a nossa Gala Anual, se mantém sempre do nosso lado.
Foi o caso da Junta de Freguesia de Viseu que nos surpreendeu com um donativo e do qual queremos manifestar o nosso agradecimento público. São estas iniciativas generosas e solidárias que nos motivam ainda mais para continuarmos o nosso trabalho em prole das pessoas com dificuldades intelectuais e outros públicos em risco de exclusão social. No âmbito do projeto nº 375 – Free Time, do INR, apesar dos constrangimentos sentidos ao longo do ano, fruto da pandemia, conseguimos proporcionar uma escapadinha de fim de semana, aos clientes da Residência Autónoma, tal como previsto em candidatura. Tivemos de esperar ultrapassar os períodos de isolamento profilático, rever datas e locais por força da época alta balnear mas, finalmente, quase a finalizar o ano, conseguimos um momento de relax, fora do quotidiano, da vida atribulada e da rotina do dia a dia, dos pequenos conflitos por vezes gerados pela vivência e convivência diária de 5 pessoas completamente diferentes. Assim, por vontade expressa dos residentes da Casa do Xico, o grupo quis realizar uma escapadinha, inicialmente prevista para locais e datas diferentes de acordo com o gosto de cada elemento do grupo, mas logo foram unânimes em querer passar as mini-férias juntos, sob o mote de visitar uma Aldeia Natal. A escolha recaiu não sobre uma aldeia mas sobre Santa Maria da Feira, pois tinham visto uma reportagem na televisão e “parecia muito bonito”, disseram. Ficaram maravilhados!!!! E como se divertiram!!!!! E descansaram e puderam recarregar baterias…. Voltaram com um espírito de maior proximidade e companheirismo, cheios de vontade e motivação para trabalhar….. e logo voltar a fazer outra escapadinha, descobrindo os locais lindíssimos que existem no nosso país. Agradecemos ao INATEL, pelo alojamento e refeições a um preço muito especial, bem como pela simpatia com que nos receberam. Somos ainda muito gratos ao departamento de Natação Adaptada de Santa Maria da Feira pelos convites para se divertirem em PERLIM, local mágico e encantado, que fez as delícias de todos... Mais 31 Os clientes do CACI Professor Fernando Santos participaram no passado Sábado, dia 11, nos 2ºs Jogos de Inverno ANDDI realizados na cidade da Guarda. Apesar do frio que se fazia sentir no exterior a nossa equipa foi acolhida de forma calorosa por toda a organização do evento. A equipa da APPACDM aqui representada pelo Joaquim Emílio, João Liz e Carlos Barroca com certeza vão recordar este dia pelos bons momentos que aqui se viveram. Nos dias 21 e 22 de dezembro entre as 9:30 e as 16:30 horas a APPACDM de Viseu irá abrir a “Estufa de Plantas Ornamentais” em Repeses, na sede, para quem a quiser visitar e uma planta levar.
No passado dia 3 de Dezembro, alguns clientes do CACI "Judite Baile Antunes" participaram num workshop de reciclagem criativa, organizado e promovido pelas associações Adamastor e Viseu Jovem, a fim de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Os nossos clientes gostaram muito da experiência e trouxeram ideias novas para pôr em prática nesta época natalícia. No passado dia 6 de Dezembro, os clientes do CACI "Judite Baila Antunes" foram convidados a participar no projeto Creactivity, um projeto desenvolvido pelo BPI e Fundação "La Caixa" através do seu programa EduCaixa. Um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o seu acesso como a sua participação durante a atividade. O veículo está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os participantes. A curiosidade guiou toda a atividade e os clientes gostaram de ver e sentir novos estímulos. O Estabelecimento de Santa Comba Dão comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com o projeto intitulado "O Boccia vai à escola" onde foram desenvolvidos jogos lúdicos de Boccia nas turmas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão. Este projeto teve como parceria a Câmara Municipal de Santa Comba Dão.
|