Dois dos clientes do Estabelecimento Dr. Victor Fontes que são interpretes do grupo de Viseu do Dançando com a Diferença, projeto residente no Teatro Viriato, participaram juntamente com outros elementos do grupo, na semana de 13 a 17 de Junho, no "CAMPING", um evento promovido pelo Centre National de la Danse - CND, em Paris. Foram dias de muita aprendizagem e trabalho, num festival e plataforma internacional únicos, onde os nossos clientes tiveram a possibilidade de participar em workshops e performances diversas, num encontro com artistas de diversas nações. A par deste evento, houve também tempo para uma visita a alguns dos locais mais icónicos de Paris. Foi sem dúvida nenhuma, uma experiência inesquecível para os dois clientes, que lhes vai certamente permanecer na memória durante muito, muito tempo! Fotos: Cati Cardos Decorreu no início de Junho, na Finlândia, o terceiro curso para formação de quatro colaboradores da APPACDM de Viseu, no âmbito do projeto “Arte para Inclusão.” O projeto “Arte para a Inclusão” insere-se no programa europeu Erasmus+: Educação e Formação, programa que tem como finalidade primordial, a promoção do desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação, incentivando nas organizações a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor. Através deste projeto, a APPACDM de Viseu levou 12 colaboradores a terem formação na área artística, obtendo diferentes dinâmicas, perspetivas e experiências nesta área em particular, através do contacto com formandos e formadores de outras países da União Europeia. Desta forma, o terceiro desses cursos, com a duração de uma semana, realizou-se sobre a temática “Vedic Art” na pequena cidade de Lapua e deu aos participantes a oportunidade de aumentar as suas competências na área da pintura e do desenvolvimento pessoal. No decorrer do curso houve ainda oportunidade de recolher materiais na floresta finlandesa e visitar uma instituição para pessoas com deficiência, onde é desenvolvido este tipo de trabalho. Esta formação foi uma experiência enriquecedora que permitiu aumentar os conhecimentos teóricos e práticos nesta técnica de pintura especifica, bem como conhecer o trabalho desenvolvido naquele país, em realidades similares à da nossa instituição. No passado dia 3 de junho o Departamento de Formação e Integração profissional recebeu cerca de 36 novos formandos. O dia do acolhimento teve inicio com as boas vindas da Diretora Executiva da APPACDM, com a apresentação da equipa técnico-pedagógica e do representante dos formandos da Formação Profissional. Após este momento, todos os formandos foram visitar as instalações da instituição. O almoço foi oferecido a todos e servido pelos formandos do Curso de Empregado/a de Mesa. O dia terminou com a realização de dinâmicas de grupo.
Que esta nova etapa na vida destes formandos seja o inicio de uma experiência única e a oportunidade de construirem um futuro melhor. Sejam bem-vindos! No passado dia 3 de junho a APPACDM de Viseu assinou um contrato de comparticipação financeira relativo ao projeto que visa o desenvolvimento das respostas sociais elegíveis de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e para a criação de Lar Residencial no concelho de Resende, tendo cada uma destas respostas capacidade para 30 clientes. Este contrato, através do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração (PARES 3.0) comparticipará com €1,461,402 num total de €2.041.687. O Município de Resende irá também apoiar esta obra, pois a APPACDM irá criar estas respostas que há muito são reivindicadas no concelho e irá criar cerca de 35 postos de trabalho naquele concelho. O presente protocolo foi assinado na presença da Dr.ª Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e da Diretora de Segurança Social do Centro Distrital Viseu, do Instituto da Segurança Social, I.P. - Dr.ª Márcia Martins e com a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. De salientar que no distrito de Viseu houve 39 entidades contempladas pelo PARES, e que a APPACDM de Viseu conseguiu o segundo valor mais avultado. Dia 3 de Junho celebrou-se o Dia Mundial da Bicicleta e nós comemorámos a data com um circuito de obstáculos no ginásio da nossa instituição. Vários clientes tiveram a possibilidade de demonstrar as suas habilidades nas duas rodas num percurso com alguma dificuldade técnica que apenas os mais ágeis completaram com sucesso. Inaugurámos também o nosso triciclo que fez as maravilhas de todos os que a experimentaram. No dia 3 de Junho, um grupo de clientes do Estabelecimento de Santa comba Dão dirigiu-se às Instalações da Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual - ABAADV com vista à comemoração do Dia Internacional do Cão Guia que se celebra na última semana de Abril.
Esta visita foi bastante enriquecedora, onde os nossos clientes puderam contactar com vários cães, usufruir de uma sessão de Terapia Assistida com os referidos animais, onde a estrela foi a "Baguera", que adorou a companhia e os biscoitos dados pelos nossos clientes. A Santa Casa da Misericórdia de Tarouca realizou no dia 03 de junho o Seminário "Reconquistar: Aprender para Incluir".
Pretendeu-se que este seminário fosse uma ajuda para desmitificar a Deficiência e entendendo a importância da autonomização, da cidadania e da igualdade de direito. Assim, Telma Rodrigues, diretora técnica do CACI Judite Baila Antunes da APPACDM de Viseu foi uma das palestrantes convidadas para representar a nossa instituição e onde abordou o tema “Conhecer a Deficiência”. É sempre bom que o trabalho desenvolvido pela nossa instituição tenha reconhecimento bem como é importante divulgar experiências e as realidades com que diariamente lidamos na APPACDM de Viseu. |