
A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Viseu, Câmara Municipal de Viseu e Unidade de Cuidados na Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde Dão-Lafões Viseu organizaram uma caminhada de Movimento pela Saúde na Ecopista do Dão. A iniciativa foi aberta a todas as pessoas que se quisessem juntar à ação, tendo-se registado a participação de cerca de 400 pessoas, entre população em geral e de organizações da sociedade civil. Os representantes das 3 entidades dinamizadoras da ação aproveitaram a oportunidade para salientar a importância da dinamização de iniciativas deste tipo para o benefício da Saúde de toda a comunidade.
A caminhada aberta a toda a comunidade e a pessoas de todas as idades, enquadrada no tema 2013 do Dia Mundial da Saúde 2013, assinalado anualmente a 7 de abril, data da fundação da World Health Organization em 1948 (World Health Day – WHO): “Hipertensão Arterial”, problema global que afeta 1 em cada 3 adultos, atualmente. Com a ação pretendia-se sensibilizar para o facto do risco do desenvolvimento de hipertensão arterial poder ser reduzido pela realização de atividade física regular.
No espaço “Atenção à sua Tensão” houve ainda a possibilidade de qualquer pessoa proceder, se assim o entendesse, à medição da tensão arterial, entre outras recomendações relacionadas com a saúde. Esta iniciativa enquadrou-se também nas ações do Dia Mundial da Atividade Física, assinalado anualmente a 6 de abril, comemorado desde 2002, aquando da 54ª Assembleia Mundial de Saúde em que a World Health Organization decidiu que o Dia Mundial da Saúde desse ano (2002) teria como tema a promoção da atividade física.
Ao longo da caminhada foi ainda possível aprender alguns conselhos relacionados com estilos de vida saudáveis em mensagens de Educação e Promoção da Saúde colocadas ao longo do percurso percorrido pelas pessoas que se juntaram a esta iniciativa.
Os promotores da iniciativa agradecem a participação e colaboração de todos os envolvidos na dinamização da ação, nomeadamente aos departamentos, respostas sociais e serviços da APPACDM Viseu, Câmara Municipal de Viseu, Agrupamento de Centros de Saúde Dão-Lafões, Internato Dr. Vítor Fontes, Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, Centro Santo Estevão, Escola Básica da Balsa nº4 de Viseu, Jardim de Infância de Vildemoinhos, Centro Social e Paroquial de Abraveses, União Distrital de Viseu das IPSS, FFitness Health Club, CNIS e Associação SSCRD de Tondelinha e Comunidade Intermunicipal da Região Dão-Lafões.
Viseu, 16 de abril de 2013