O projeto “Arte para a inclusão” insere-se no programa europeu Erasmus+: Educação e Formação, programa que tem como finalidade primordial, a promoção do desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação, incentivando nas organizações a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor.
Através deste projeto, a APPACDM de Viseu pretende levar 12 colaboradores a terem formação na área artística, obtendo diferentes dinâmicas, perspetivas e experiências nesta área em particular, através do contacto com formandos e formadores de outras países da União Europeia.
Desta forma, o segundo desses cursos, com a duração de uma semana, realizou-se sobre a temática “Art experiences in the mountain area - drawing - land art - woodcut” e deu aos participantes a oportunidade de aumentar as suas competências na escultura, pintura e impressão, num ambiente “de montanha” em comunhão com a natureza, que foi o pilar inspirador para os trabalhos realizados.
O curso decorreu na belíssima região dos Alpes Austríacos na localidade de Saint Johann im Pongau no “Art Chalet”, com vista para as montanhas circundantes com os picos cobertos de neve, e as Dolomites de fundo.
Tivemos como anfitriões / formadores o casal Paul Stadler e Magdalena Stadler que nos acolheram muito bem. O curso foi decorrendo quer na exploração dos terrenos da propriedade na seleção de materiais, quer na oficina ou mesmo no alpendre exterior.
Participámos ainda com os trabalhos realizados no evento “5020 Performing Sound #31 Unfold! Gasper Torkar & Lapsung” que contou com a participação de vários artistas com performances e instalações artísticas, e jantar com momentos de confraternização.
Houve ainda tempo para conhecer melhor as localidade de Saint Johann im Pongau e Salzburgo.
Esta mobilidade foi uma experiência única, que nos permitiu abrir horizontes e conhecer novas pessoas.